terça-feira, 30 de junho de 2015

Sobre o meu presente

Trilha sonora para esse texto: clique aqui

Paraitinga, envelhecida, inundada, reformada e vazia. Destino perfeito para comemorar, celebrar, silenciar, rir e dormir. Lugar ideal para renovar. E o mais importante: custa pouco.

Então nós, ‘wanderlusters’ entediadas com a vida, cansadas de buzinas das tão amadas e odiadas avenidas da cidade, precisando economizar até pasta de dente para as férias de Julho, decidimos nos aventurar nas montanhas. Dessa vez, escolhemos São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo, aproximadamente 2 horas da capital.

Vá até Taubaté e de lá vá até São Luiz. Do Tietê saem ônibus de hora em hora. Só tenha o cuidado de verificar os horários dos ônibus que vão pra São Luiz do Paraitinga. Fizemos todo o percurso em 4 horas, incluindo a troca de ônibus.

Onde ficar? Bom, escolhemos uma pousada, mais ou menos 2 km do centro histórico. Uma distância segura pra quem realmente não quer ouvir barulho nenhum. A propriedade não era a mais barata das opções nos sites de busca, mas levamos em consideração que não precisávamos sair de lá pra nada. Lá dentro havia lagos, trilhas, piscina, boa comida, um quarto com uma vista arrebatadora, e silêncio. Muito, exageradamente quieto.
Por estarmos praticamente no topo de uma montanha, ir à cidade a pé nos dava o prazer de longas caminhadas, descidas infinitas, escadarias floridas e pessoas sorrindo na sua direção. A cidade é pitoresca, tem poucas ruas e tudo tem cheiro de novo. Há alguns anos, uma forte chuva inundou a cidade toda, destruiu tudo e todas as pessoas com quem conversamos têm alguma história pra contar desse dia. A comida é muito boa, as sobremesas são caseiras e os cafés deliciosos.
Esse foi meu presente de aniversário. Envelhecer requer coragem, tranquilidade, delicadeza e boa companhia. Afinal de contas, “viagem é a única coisa que você compra que te deixa rico de verdade”.


Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário